Propósito | Vaga Lume - Empoderando crianças na Amazônia

Propósito

O Desafio

Nós da Vaga Lume trabalhamos na Amazônia Legal brasileira, uma região muito importante para o Brasil, pois cobre 61% do nosso território e é o lar de 24 milhões de brasileiros. Além disso, ocupa ⅕ da reserva florestal do planeta e provê ⅕ da água doce disponível na Terra.

Mas, ao mesmo tempo, a Amazônia Legal tem baixos Índices de Desenvolvimento Humano. Por exemplo, o IDH do Brasil é 0,754 e o IDH da Região Norte é 0,667. E mais, os dez municípios com os piores IDH estão na região Norte1 e 20% de sua população é analfabeta funcional2.

Além disso, as ameaças constantes que rodam não somente as florestas, mas também aqueles que vivem nesta área, a presença da Vaga Lume se torna fundamental para a formação de jovens e adultos conscientes de seus direitos e da importância da luta pela preservação do meio ambiente.

É por isso que a Vaga Lume tem um plano audacioso para os próximos anos: triplicar o número de bibliotecas comunitárias em todo o território amazônico, chegando a 300 espaços onde os saberes do povo da floresta são valorizados, assim como suas raízes, culturas e modos de vida.

Para conquistarmos essa meta em benefício das comunidades rurais, ribeirinhas, beira de estrada, indígenas e quilombolas, contamos com o apoio de doadores que entendem a importância da Amazônia e a fonte propulsora de transformação que é o acesso à leitura

Fonte: Atlas de Desenvolvimento Humano do Brasil (PNUD - 2013).

Propósito

Empoderar crianças de comunidades rurais da Amazônia a partir da promoção da leitura e da gestão de bibliotecas comunitárias como espaço para compartilhar saberes.

Princípios

  • Humanismo São as pessoas que transformam sua realidade.
  • Criança Tudo começa com ela.
  • Leitura Empodera e possibilita a transformação social.
  • Interesse Toda mudança acontece de dentro pra fora.
  • Diversidade cultural Conhecer as diferenças e reconhecer as semelhanças para melhor conviver em um mundo plural.
  • Cultura Local Valorização da memória; ancestralidade e saber tradicional nutrem nossas raízes e nos fortalecem.
  • Mediação Construímos pontes entre as pessoas, as comunidades, as gerações e os diversos saberes.
  • Escuta Compreendemos o outro e construímos juntos, estabelecendo um diálogo verdadeiro.
  1. Dentre os 5.565 municípios presentes no Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, em 2013, os 10 piores estão na região Norte. 

  2. Fonte: PNAD 2015’ Média Brasil é 17%.