< principal | você está em >> formação

[ formação ]

Capacitação de Mediadores - Nível comunitário

A mediação de leitura é uma prática que possibilita a vivência da leitura em um ambiente prazeroso, promovendo o contato com o livro e suas narrativas. Indicada para todas as idades, a mediação de leitura pode acontecer na escola, em casa ou na comunidade, desde que haja livros e pessoas capacitadas.

A capacitação de mediadores de leitura é organizada para a formação do voluntariado local. Os participantes do curso são moradores da comunidade, lideranças comunitárias, professores e técnicos das secretarias Municipais de Educação. Cada voluntário formado é responsável por realizar as sessões de mediação de leitura nas comunidades envolvendo crianças, jovens e adultos.

O curso ocorre em três dias, geralmente na zona rural, onde está localizada a biblioteca. Isso possibilita que algumas atividades envolvam a comunidade, como o estágio de mediação, em que os participantes realizam mediação de leitura na casa dos moradores, conforme o método que aprenderam no curso. A capacitação, no início ministrada pela equipe de educação de São Paulo, desde 2006 é dada pela equipe local.

 
Capacitação da Equipe Local - Nível municipal

Visando a sustentabilidade do projeto, a Vaga Lume deu início, em 2006, à estratégia de formação dos voluntários mais atuantes com um conteúdo mais abrangente. O espaço para esta formação recebe o nome de Congresso Vaga Lume, onde temas como gestão comunitária, prática do trabalho voluntário, captação de recursos e orientações para capacitação de mediadores, entre outras temáticas, são abordados. É nesse espaço também que a Vaga Lume promove o intercâmbio cultural e a rede de educadores voluntários compartilha experiências.

Congressos Vaga Lume: foram realizadas seis edições; a última, em agosto de 2012, reuniu 75 voluntários no SESC Bertioga (SP), que participaram posteriormente do seminário Amazônia em Foco.

Encontro de Representantes: foram realizadas três edições; a última, em 2010, reuniu 32 representantes de 22 municípios da Amazônia Legal em Atibaia (SP). A próxima edição será realizada em julho de 2013 e reunirá 22 representantes da Amazônia.

Encontro Bibliotecas Vaga Lume em Comunidades Indígenas: Idealizado desde 2002, ocorreu pela primeira vez em dezembro de 2010 e reuniu representantes dos municípios de Campinápolis, Cruzeiro do Sul, Pacaraima e São Gabriel da Cachoeira.

Encontro de Polos: Realizado em agosto de 2010, reuniu representantes dos Polos Marajó (Portel e Breves - PA) e Polos Solimões (Tefé e Uarini - AM) em São Paulo.

Oriximiná (PA) 2

Fotos Capacitação

3o Congresso Vaga Lume 4o Congresso Vaga Lume
Capacitação de Mediadores_Tefé_AM_2008 Capacitacao_Ponte Alta do Tocantins_2010
capacitacao_sao_domingos_Barreirinhas_MA
Encontro de Representantes 2010
Formatura VL_Moura_Oriximina_27.08.2010
  Maripa_Santarem_PA

Rua Aspicuelta, 678, Vila Madalena - CEP 05433-011 - São Paulo - SP

Tel.(11) 3032.6032 Google Maps

Site: Communitas + Web e Ponto      Hospedagem: locaweb