[ Programa Expedição ]

O Programa Expedição tem como objetivo promover o acesso ao livro e à leitura por meio da metodologia tripé desenvolvida pela Vaga Lume, que inclui três ações interconectadas: a doação de estrutura para bibliotecas comunitárias, a formação de voluntários como mediadores de leitura e o incentivo à gestão comunitária da biblioteca.

A Vaga Lume desenvolve um trabalho importante para valorização da cultura local, que consiste na organização de rodas de histórias, nas quais moradores mais antigos das comunidades relatam histórias, mitos, lendas e causos contados de geração em geração, que podem ser registradas em livros artesanais ricos em vocabulários, desenhos e artesanatos de cada região da Amazônia.

Os voluntários das equipes locais da Vaga Lume nos municípios da Amazônia Legal recebem formação continuada em Congressos e Encontros realizados anualmente pela organização para manterem o trabalho nos municípios e garantirem a qualidade da aplicação da metodologia da Vaga Lume em todas as bibliotecas.

Em cada município, a equipe local de voluntários da Vaga Lume monitora e avalia in loco o trabalho desenvolvido nas comunidades rurais da Amazônia, além de realizar atividades de educação e cultura na zona urbana. De São Paulo, a equipe de educação da Vaga Lume monitora as ações da equipe local e anualmente realizam o monitoramento presencial das atividades.

Bacuri - Tefé

Rua Aspicuelta, 678, Vila Madalena - CEP 05433-011 - São Paulo - SP

Tel.(11) 3032.6032 Google Maps

Site: Communitas + Web e Ponto      Hospedagem: locaweb