[ incentivo à gestão local ]

A gestão da biblioteca fica a cargo de cada comunidade. A localização da biblioteca, suas regras de funcionamento, os responsáveis por sua manutenção e organização, bem como pela realização de atividades culturais e de leitura são definidos em assembleias pelos moradores de cada comunidade. Os responsáveis geralmente são voluntários eleitos, que compõem um conselho gestor. O exercício de gestão conjunta da biblioteca empodera a comunidade e contribui para o seu desenvolvimento.

O trabalho de gestão das bibliotecas Vaga Lume é acompanhado pelas equipes locais, com o apoio da equipe de educadores de São Paulo.

Além das atividades que acontecem dentro das comunidades e nas bibliotecas, a equipe local se mobiliza para firmar parcerias locais e recebe orientações para captação de recursos por meio de prêmios e editais, vislumbrando a sustentabilidade do projeto.


Criação de Regimento e Conselho da Biblioteca

Para debater o tema, é realizada uma assembléia, com a presença de pais, mães, professores, jovens, crianças e adultos. Respondendo a um guia de perguntas, a comunidade discute as regras da sua biblioteca e escolhe membros voluntários para formar um Conselho Gestor. A biblioteca oferece à comunidade a oportunidade de aprimorar seus mecanismos de organização.


Campinápolis (MT) 4

Rua Aspicuelta, 678, Vila Madalena - CEP 05433-011 - São Paulo - SP

Tel.(11) 3032.6032 Google Maps

Site: Communitas + Web e Ponto      Hospedagem: locaweb