[ avaliação e depoimentos ]

“Todos nós temos uma missão, temos que descobrir qual é e lutar por ela. Vocês tem uma missão muito séria, que é promover a educação. Estou feliz em poder compartilhar com vocês a missão da Vaga Lume! Vim aqui buscar aliados para exercitar a cidadania.” Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza e patrocinadora dos Programas Rede e Expedição em 2012.

"Em primeiro lugar devo dizer que eu tenho uma admiração pelo trabalho desenvolvido por Vaga Lume e também tenho algumas preocupações em relação ao tipo de trabalho desenvolvido na Amazônia. Não é fácil trabalhar na Amazônia. E, sobretudo procurando verificar escolas, professores. Gostei daquela reunião de vocês em Atibaia, que vocês trouxeram professores da Amazônia, nunca vi tanta gente satisfeita de fazer uma viagem para São Paulo. Então, Sylvia Guimarães, você pode ficar certa que eu pessoalmente admiro muito o seu trabalho. E certamente, na medida em que nós pudermos divulgar mais, muitas outras pessoas vão ficar admiradoras do seu trabalho. E se eu estou ajudando sentimentalmente vocês é porque eu, em relação à ONG de vocês, eu estou totalmente satisfeito.” Aziz Ab´Saber, professor emérito da Universidade de São Paulo e um dos maiores geógrafos do país, durante Assembleia da Vaga Lume, março 2012.

"O grande desafio do conselho é: como fazer crescer o projeto preservando essa identidade, preservando a beleza que ele tem, fazendo-o crescer dentro de sua essência." Joaquim Pereira, presidente do Conselho Consultivo da Vaga Lume, durante Assembleia da Vaga Lume, março 2012.

"Eu acho que o que vimos é maravilhoso e também o caminho para o futuro, eu devo dizer. Tem uma coisa em comum nesses projetos, palavras chave que ouvimos em todos eles: educação, comunidade, redes, plataformas, diversidade, interdependência, cultura, juventude... e eu quero acrescentar uma que eu acredito ser a essência disso, é democracia. Então se vocês querem saber o que é democracia no século XXI, vocês estão olhando para ela!" Discurso do professor Jeffrey Sachs, Universidade de Columbia, durante cerimônia de entrega do Prêmio Inovação Intercultural, promovido pela Aliança das Civilizações das Nações Unidas (UNAOC) e Grupo BMW, dezembro 2011.

"Esse resultado é o reconhecimento por um trabalho tão especial quanto apaixonante!"
Etiene Paiva, Diretora de RH & Resp. Social da Guascor, referente ao 4º lugar da Vaga Lume no Prêmio Inovação Intercultural, dezembro de 2011.

"O que nos impressionou é que fica evidente resultados muito positivos, principalmente na alteração de hábitos de leitura de alunos, professores e da comunidade como um todo, e um reconhecimento da própria comunidade sobre o papel das bibliotecas na cultura local.” Relato de Simone Coelho, diretora presidente do IDECA - Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e de Ação Comunitária, ao apresentar os resultados da avaliação de oito comunidades Vaga Lume visitadas, julho de 2010.

“A literatura serve também para aproximar essas distâncias, e serve para a gente conhecer o mundo que a gente vive, o tempo que a gente vive. Essas crianças da Amazônia nunca mais vão esquecer esses livros que estão lendo.” Palestra de Milton Hatoum, durante evento da Vaga Lume, novembro de 2009.

“Vocês, crianças, não sabem como são privilegiadas por terem encontrado uma equipe tão maravilhosa. Vocês serão os voluntários do futuro para que, no Brasil, a gente consiga divulgar esse trabalho, não só na Amazônia Legal, mas no Brasil todo, porque o Brasil todo precisa.” Depoimento de Maria Stella Kubitschek, filha do ex-presidente Juscelino Kubitschek, durante entrega do Prêmio JK, do BID, em Portugal, novembro de 2009.

“Nós estamos trabalhando, nesse instante, aqui com a Vaga Lume, pela vida das crianças que ainda vão nascer.” Relato de Thiago de Mello, poeta e escritor, durante 3º Congresso Vaga Lume, julho de 2008.

“Os resultados obtidos vão muito além da abertura de horizontes para os professores e alunos que dele participam: laços afetivos são criados, expectativas são alimentadas, estímulos à transformação pessoal são intercambiados e, certamente, as crianças que participam das atividades serão futuros cidadãos conscientes das possibilidades de crescimento sustentável existentes em nosso País.” Depoimento da comissão julgadora, Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente, 2008. 


“Essa ponte que a Vaga Lume faz entre as crianças da Amazônia e de São Paulo são uma ponte para a educação de hoje e a educação do futuro.” Depoimento de Gilberto Dimenstein, escritor, para vídeo da Vaga Lume, 2004.

“Esses Vaga Lumes são faróis tentando iluminar nosso país com livros.” Depoimento de Ignácio de Loyola Brandão, escritor, para vídeo da Vaga Lume, 2004.

Vídeo

Expedição de Parceiros a Portel

Rua Aspicuelta, 678, Vila Madalena - CEP 05433-011 - São Paulo - SP

Tel.(11) 3032.6032 Google Maps

Site: Communitas + Web e Ponto      Hospedagem: locaweb